sábado, 3 de agosto de 2013

STONEHENGE - CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DO SOL

 Stonehenge - celebração do nascimento do sol
Fotografia de Matt Cardy

Todos os anos no Solstício do Verão Stonehenge é visitado por milhares de pessoas. Este ano falou-se em mais de 35000 aglomeradas em torno do famoso círculo de pedras, disputando literalmente um lugar ao sol. Têm razão para o fazer: o espectáculo do nascimento do astro-rei em perfeito alinhamento com os colossais megalitos no dia mais longo do ano é - diz quem já assistiu - místico e perturbante, mas invariavelmente belo. Os fãs do ocultismo e do paganismo sentem-se transportados com o apelo do momento, vestem-se com trajos rituais e simulam até as supostas práticas dos antigos druidas; celebram-se casamentos; toca-se nas pedras; tiram-se fotografias. Stonehenge é espectáculo para além do nascimento do Sol.

 Stonehenge - celebração do nascimento do sol

Durante muito tempo o monumento e o seu significado estiveram envoltos em mistério e deram origem a numerosas lendas. Uma teoria afirmava que tinha sido edificado por gigantes; outra pelos druidas celtas que o usavam para algum tipo de ritual religioso. No entanto a explicação era bem mais simples: Stonehenge era um colossal observatório astronómico destinado a registar com precisão certos acontecimentos importantes, como era o caso do Solstício do Verão. Não esqueçamos que foi edificado em pleno apogeu das civilizações agrícolas, para quem este tipo de informação era vital para as sementeiras e colheitas, ou seja, para a sobrevivência.


Fotografia de Matt Cardy

Mas este ano, como em muitos outros, a multidão expectante teve uma desilusão. O Sol nasceu pontualmente às 4h58 da madrugada (hora local) mas ninguém o viu, escondido que estava sob um espesso manto de nuvens. São as vicissitudes do clima inglês.


Fotografia de Matt Cardy


Fotografia de Matt Cardy


Fotografia de Matt Cardy


Fotografia de Akira Suemori


Fotografia de Akira Suemori


Fotografia de Akira Suemori


FONTE: obviousmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...