sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A DEUSA HÉCTA



Hécate é uma Deusa greco-romana simultaneamente mais temida e admirada.
Hécate é uma deusa lunar, um pouco a imagem da temida Lilith. Como todas as deusas lunares, Hécate encontra-se profundamente ligada ao mundo da magia, do oculto, da bruxaria, dos mais profundos segredos. Hécate é a deusa das bruxas, e simultaneamente a deusa que vem a este mundo recolher as almas para conduzi-las ao abismo do mundo dos mortos. Trata-se por isso, de uma deusa a que cabe um papel privilegiado na "ponte" entre o mundo dos vivos e dos mortos, entre o nosso mundo físico e o mundo dos espíritos.
Hécate pode incorporar numa lindíssima mulher de longos cabelos negros, e pode ser uma amante incomparável. Contudo a sua fúria e o seu poder são temíveis, e perante Hécate todo o respeito é pouco para garantir a sua ajuda. Dizem às lendas que Hécate também podia assumir a forma de um majestoso lobo negro, ou de um belo cão negro.


As estatuetas existentes nas encruzilhadas onde Hécate era venerada e as bruxarias eram executadas, chamavam-se Hecateias, e constavam na figura de uma lindíssima mulher com três faces, ou três belos corpos femininos unidos num só.
Muitos dos Santuários devotados a Ela eram pequenos e não tinham grandes ou preciosos materiais. Existem estátuas que a representam, mas são quase todas cópias romanas e é difícil saber o quão fiéis elas sejam das originais.Considerada uma Deusa Tríplice, classicamente fazia uma trindade com Perséfone e Deméter. Ao contrário da visão moderna pagã, Hécate era considerada a donzela, enquanto Perséfone era a mãe e Deméter a anciã.
Era a padroeira das Bruxas e em alguns lugares da Tessália, cultuada por grupos exclusivos de mulheres sob a luz da Lua. A Deusa possui inúmeros títulos. Como Propylaia, que significa: "Aquela que fica na frente do portão", Hécate oferecia proteção contra o mal,especificamente contra espíritos malígnos e maldições. Neste aspecto, seu culto era realizado nos portões de entrada, onde estátuas eram colocadas em sua homenagem.


Hécate permite a operação de tarefas místicas essencialmente através de processo de meditação. Através desse processo, no silêncio de uma meditação e através dos nossos sentidos, pensamentos e forças espirituais, é que Hécate reside e abre portas ao mundo mágico.

Historicamente, Hécate é uma Deusa que se originou nos mitos dos antigos karianos, no sudoeste da Asia menor, e foi assimilada na religião grega a partir do século 6 a.C.Hekat, uma antiga palavra egípcia que significa "Todo o poder",e que pode ser a origem do nome Hécate. Entre os romanos era chamada de Trívia, em virtude de sua conexão com as encruzilhadas tríplices. Outra possibilidade para o significado de seu nome esta nas relações das frases: "Ela que trabalha seu desejo" e o mais comum seria "Aquela que é distante'' ou "A mais brilhante"!
Na mitologia, Hécate era filha dos Titãs Perses e Asterias e acreditava-se que vagava nas noites sem luas com uma matilha de cães fantasmágoricos e uivantes. Embora os cães fossem os animais mais sagrados pra ela, Hécate estava associada às lebres na Antiga Grécia, como a sua equivalente germânica, a deusa lunar Harek. Para os antigos chineses, a lebre era tida como um animal de augúrio e dizia-se que vivia na lua.


Na arte, Hécate é muitas vezes representada como uma mulher com três cabeças, com serpentes sibilantes entrelaçadas em seu pescoço. Por essa razão, ela é chamada de triforme-símbolo que pode estar ligado aos três níveis Nascimento, Vida e Morte (representando o Passado, o Presente e o Futuro e à trindade da deusa tripla: Virgem, Mãe e Anciã). 
Devido à Sua natureza multiforme e misteriosa e à ligação com os poderes femininos “escuros”, as interpretações patriarcais distorceram o simbolismo antigo desta deusa protetora das mulheres e enfatizaram Seus poderes destrutivos ligados à magia negra (com sacrifícios de animais pretos nas noites de lua negra) e aos ritos funerários.
Na Idade Média, o cristianismo distorceu mais ainda seus atributos, transformando Hécate na “Rainha das bruxas”, responsável por atos de maldade, missas negras, desgraças, tempestades, mortes de animais, perda das colheitas e atos satânicos. Estas invenções tendenciosas levaram à perseguição, tortura e morte pela Inquisição de milhares de “protegidas de Hécate”, as curandeiras, parteiras e videntes, mulheres “suspeitas” de serem Suas seguidoras e animais a Ela associados (cachorros e gatos pretos, corujas).


No intuito de abolir qualquer resquício do Seu poder, Hécate foi caricaturizada pela tradição patriarcal como uma bruxa perigosa e hostil, à espreita nas encruzilhadas nas noites escuras, buscando e caçando almas perdidas e viajantes com sua matilha de cães pretos, levando-os para o escuro reino das sombras vampirizantes e castigando os homens com pesadelos e perda da virilidade. As imagens horrendas e chocantes são projeções dos medos inconscientes masculinos perante os poderes “escuros” da Deusa, padroeira da independência feminina, defensora contra as violências e opressões das mulheres e regente dos seus rituais de proteção, transformação e afirmação.
No atual renascimento das antigas tradições da Deusa compete aos círculos sagrados femininos resgatar as verdades milenares, descartando e desmascarando imagens e falsas lendas que apenas encobrem o medo patriarcal perante a força mágica e o poder ancestral feminino. Em função das nossas próprias memórias de repressão e dos medos impregnados no inconsciente coletivo, o contato com a Deusa Escura pode ser atemorizador por acessar a programação negativa que associa escuridão com mal, perigo, morte. Para resgatar as qualidades regeneradoras, fortalecedoras e curadoras de Hécate precisamos reconhecer que as imagens destorcidas não são reais, nem verdadeiras, que nos foram incutidas pela proibição de mergulhar no nosso inconsciente, descobrir e usar nosso verdadeiro poder.


A conexão com Hécate representa para nós um valioso meio para acessar a intuição e o conhecimento inato, desvendar e curar nossos processos psíquicos, aceitar a passagem inexorável do tempo e transmutar nossos medos perante o envelhecimento e a morte. Hécate nos ensina que o caminho que leva à visão sagrada e que inspira a renovação passa pela escuridão, o desapego e transmutação. Ela detém a chave que abre a porta dos mistérios e do lado oculto da psique; Sua tocha ilumina tanto as riquezas, quanto os terrores do inconsciente, que precisam ser reconhecidos e transmutados. Ela nos conduz pela escuridão e nos revela o caminho da renovação. Porém, para receber Seus dons visionários, criativos ou proféticos precisamos mergulhar nas profundezas do nosso mundo interior, encarar o reflexo da Deusa Escura dentro de nós, honrando Seu poder e Lhe entregando a guarda do nosso inconsciente. Ao reconhecermos e integrarmos Sua presença em nós, Ela irá nos guiar nos processos psicológicos e espirituais e no eterno ciclo de morte e renovação. Porém, devemos sacrificar ou deixar morrer o velho, encarar e superar medos e limitações; somente assim poderemos flutuar sobre as escuras e revoltas águas dos nossos conflitos e lembranças dolorosas e emergir para o novo. 
O dia 13 de Agosto era uma data importante no antigo calendário greco-romano, dedicada às celebrações das deusas Hécate e Diana, quando Lhes eram pedidas bênçãos de proteção para evitar as tempestades do verão europeu que prejudicassem as colheitas.

Na tradição cristã comemora-se no dia 15 de Agosto a Ascensão da Virgem Maria, festa sobreposta sobre as antigas festividades pagãs para apagar sua lembrança, mas com a mesma finalidade: pedir e receber proteção. Com o passar do tempo perdeu-se o seu real significado e origem e preservou-se apenas o medo incutido pela igreja cristã em relação ao nome e atuação de Hécate.

As Moiras teciam, mediam e cortavam o fio da vida dos mortais, mas Hécate podia intervir nos fios do destino. Muitas vezes foi representada com uma foice ou punhal para cortar as ligações com o mundo dos vivos. O cipreste está associado à imortalidade, intemporal idade e eterna juventude. Sendo a morte encarada como passagem transformadora e não o fim assustador e definitivo, essa significação tem origem na própria terra que dá vida, dá a morte e transforma os frutos em novas sementes que irão renascer.

FONTE: MITOLOGIA GREGA;  HISTÓRIA DE HÉCTA

16 comentários:

  1. Eu amo Hecate ela que corta o cordão entre a vida ea morte e nos conforta durante a transição.Quando Hecate Ally diz que ela é ela - que é a transformação da alma que acontece quando você percebe que está toda a criação e destruição e toda a criação e destruição é você.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ana

      agradecemos por sua participação.

      selma&marcos

      Excluir
  2. Hécta é a deusa de todos os tempos.

    Guardião qual a importância dessa DEUSA para Velha Religião?

    Antonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara antonia

      hécta tem a mesma importância que todas as outras deusas da religião antiga.

      só aconselhamos que para adquirirmos conhecimento , devemos ler, estudar quantas vezes sejam necessárias.

      volte sempre que desejar
      guardião marcos

      Excluir
  3. Guardião Marcos, mas um belo texto de Selma.
    Conhecimento puro, mesmo não sendo de sua autoria a pesquisa é fantástica.

    Gpstaria de saber se vcs podem publicar a Oração de Hécta.

    Grada

    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara luíza

      agradecemos pelos elogios a escolha do texto e seu pedido será atendido em breve.

      fique bem
      guardião marcos

      Excluir
  4. Guardião Marcos, boa tarde gostaria de saber se vc não poderia tirar um dia de perguntas respostas dentro do blog, assim vc estaria passando ensinamento aquem não pode ir até vc.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ronaldo

      agradeço de coração por sua participação mas em relação a sua sugestão , devo lhe dizer que os ensinamentos são passados aqui nos textos que a grande sacerdotisa selma , escolhe , redige ou pesquisa e são passados e seguidos por todos envolvidos na religião antiga em todo mundo.

      portanto devemos em caso de dúvidas darmos mais uma lida talvez com mais concentração e só assim caso queira fazer algum comentário ou até mesmo se persistir dúvidas nos procure e teremos o maior prazer em responde lo ou orienta lo.

      nossos afazeres do dia dia não nos permite firmar um compromisso de tirar um dia para esse fim , mas fica a sugestão e agradecemos a você por sua participação.

      guardião marcos

      Excluir
  5. Concordo com o Ronaldo seria muito bom e muito produtivo.

    Principalmente para as pessoas que estão no inicio

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara carla

      devemos sim reservar em nossos dias pelo menos 2 hs de estudo e em caso de dúvida nos procure e teremos o maior prazer em esclarecer.

      volte sempre para junto de nós
      guardião marcos

      Excluir
  6. Guardião Marcos, concordo com o Ronaldo.

    Precisamos muito destas doutrinas.

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro pedro

      a principal doutrina e postura da religião antiga é " fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar " e isso você aplica no seu dia a dia.

      e para adquirir conhecimento temos que nos dedicar a leitura e também preservar a natureza.

      guardião marcos

      Excluir
  7. Guardião, o conhecimento é para ser repassado nada como repassar as pessoas que não pode estar junto a vcs. A ideia de Ronaldo eu apoio.

    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada vania

      o principal objetivo desse blog é repassar dentro do possível todo conhecimento e assuntos ligados a essa riquíssima religião.

      temos já publicados aqui centenas de textos, sendo 90% deles de autoria da grande sacerdotisa selma , portanto é ler com atenção , seguir uma sequência e aplicar na sua vida.

      volte sempre aqui
      guardião marcos

      Excluir
  8. òtimo texto, muito explicativo.

    faço de minhas palavras a do Ronaldo.

    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara patricia

      agradecemos por sua participação e por seus elogios e esperamos te la sempre perto de nós.

      guardião marcos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...