quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

YULE - O NATAL


Para as bruxas Yule é considerado natal, o Sabbath do Solstício do Inverno ( Para quem não sabe, Solstício de Inverno significa o fim da estação de ano do Inverno. ) é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a ficar mais longos, e as horas de escuridão a diminuir.É o festival de renascimento do Sol e do tempo , assim adorando o Deus ( para a Religião Antiga o Deus invocado no Sabbath, que é o Deus escandinavo da fertilidade, é o Deus associado à paz e à prosperidade.)


Nesse Sabbath os Bruxos e Bruxas dão adeus à Grande Mãe e glorificam o Deus renascido que governa a "metade escura do ano". Nos tempos antigos, o Solstício do Inverno corresponde à Saturnália romana (17 a 24 de dezembro), a ritos de fertilidade pagãos e a vários ritos de adoração ao sol.

Cada ano, por volta de 21 de Dezembro, o sol parece ficar imóvel, nascendo e pondo-se no mesmo lugar durante uns dias. É o momento da noite mais longa, quando o sopro da terra parece vacilar face à obscuridade dominante. Depois, Imperceptivelmente, o sol começa a sua longa viagem para sul e toda a criação começa a expirar.



Os Romanos tinham a Saturnália (onde tudo era liberado), comemorada entre os dias 17 a 23 de dezembro em honra ao Deus Saturno, e no dia 25 de dezembro tinham a Brumália, celebração do nascimento do Deus Sol invencível (Natalis Solis Invicti), no caso: Deus Mitra. 

Estas principais festas pagãs estavam amplamente incrustadas nos costumes populares para serem suprimidos pela nova igreja cristã, que por sua vez, viu a oportunidade de “alistar” ali novos adeptos, agora tendo essa festa sob o pretexto cristão, já que muitos pagãos não deixariam seus costumes, ainda mais esta. Nascia então o Natal!

Os rituais para acolher o sol datam dos inícios da civilização, quando as comunidades se juntavam para celebrar a vida com festas, musicas, danças, teatro e, sobretudo, com a luz do fogo. Nos nossos dias temos tendência a julgar o natal como um dia único, ou como um fim de semana, mas a maior parte das culturas suspendiam as suas atividades diárias para celebrarem pelo menos durante 12 dias.

Em dezembro era celebrada a festa dos Saturnais, dedicado ao deus Saturno, que durava cerca de quatro dias ou mais.
Segundo criam os pagãos romanos, este deus habitava no Lácio - nome proveniente de ter ele se escondido naquela região - Lateré - que significa esconder-se, ocultar-se. E tendo sido recebido pelos homens, lhes ensinou a agricultura, trazendo, segundo a lenda, a chamada "Idade do Ouro".



Os presentes costume esse trazido também da Saturnália, que tinha como costume, ao final da festa, cumprimentar os outros entregando-lhes presentes, além de sair gritando “Io Saturnália”.

Estas festividades pagãs estavam muito arraigadas nos costumes populares desde os tempos imemoráveis para serem suprimidas com a advento do Cristianismo, incluso como religião oficial por Decreto por Constantino (317-337 d.C), então Imperador de Roma. Como antigo adorador do Sol, sua influência foi configurada quando ele fez do dia 25 de dezembro uma Festa Cristã. Ele transformou as celebrações de homenagens à Mitra, Baal, Apolo e outros deuses, na festa de nascimento de Jesus Cristo. Uma forma de sincretismo religioso. Assim, rituais, crenças, costumes e mitos pagãos passam a ser patrimônio da “Nova Fé”, convertendo-se deuses locais em santos, virgens em anjos e transformando ancestrais santuários em Igrejas de culto cristão. Deve-se levar em consideração que o universo romano foi educado com os costumes pagãos, portanto não poderia ocorrer nada diferente.

Uma nova ordem foi estabelecida quando o decreto de Constantino oficializa o Cristianismo. Logo, livres de toda opressão, os que então eram perseguidos se convertem em perseguidores. Todos os pagãos que se atrevessem a se opor as doutrinas da Igreja Oficial eram tidos como hereges e dignos de severo castigo.



As guirlandas, o azevinho, a Tora de Yule (Yule Log) queimando no fogo são todos costumes Pagãos.Yule, o Solstício de Inverno, acontece por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte e por volta de 21 de junho no hemisfério Sul. O Sol agora encontra-se em Nadir, por isso é a noite mais longa do ano.Muitos Pagãos celebram Yule com o festival da Luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus Sol, a Criança da Promessa. Outros celebram a vitória do Deus da Luz (Rei do Carvalho) sobre o Rei das Sombras (Rei do Azevinho), pois a partir desse momento os dias se tornarão visivelmente mais longos com o passar do tempo, mesmo com frio.Esse Sabbat representa o retorno da luz. 

Aqui, na noite mais escura e fria do ano, a Deusa dá nascimento à Criança do Sol e as esperanças renascem, e Ele trará calor e fertilidade à Terra. Yule é o tempo de celebrar o Deus Cornífero. Nesse dia, muitas tradições Pagãs se despedem da Deusa e dão boas-vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com canções típicas de Yule. Os primeiros Pagãos acreditavam que esse ato traria as bênçãos da Deusa às casas que fossem vistiadas pelas Corn Dollies.Era um tempo ideal para colher o visco, considerado muito mágico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o “Ramos Dourado”.



O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestações, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, de velas, etc. A Luz nesse Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corações e mentes. 

Pela interpretação celta, o ano é divido em duas partes distintas: o ano claro ou crescente dominado pelo Rei Carvalho e o ano escuro ou decrescente, dominado pelo Rei azevinho. As partes distintas eram dividas pelos ritos de Samhain e Beltane e a quem diga que pelos solstícios. Logo após a invasão de outras culturas, como a escandinava, algumas tribos passaram a conhecer os equinócios, mas há também quem diga que esse povo já os conhecia, pois praticavam rituais nessas épocas.



A história mais contada na época do Inverno era a batalha dos irmãos gémeos Rei Carvalho e o Rei Azevinho, a vitória da luz sob as trevas, também conhecida por Mito do Veado e do Lobo. Nos seis primeiros meses do ano, é o Rei Carvalho (Luz) que governa e temos dias claros e longos, com o sol intenso. A figura do Rei Carvalho é representada por um jovem forte, audacioso, corajoso que caça a Deusa pelas florestas. A cada novo dia o sol torna-se mais forte, até ao Litha que é quando ele se apresenta cansado, as suas forças já não são as mesmas e trava a batalha com o seu irmão, o Rei Azevinho (escuridão), que consome o que resta das suas forças. O Rei Carvalho é vencido, sendo o trono ocupado pelo Rei Azevinho. O Rei Azevinho é representado com um ancião, sábio e bondoso, que traz o Inverno do Norte, usa peles de animais e uma coroa de azevinho. O Rei Azevinho traz a morte e a vida, o filho Sol nasce no Solstício de Inverno, quando o Rei Azevinho(trevas) perde o trono para o seu irmão, o Rei Carvalho (luz).


Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo aos deuses que rejuvenescem nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. 

"Por ele o mundo é julgado naquilo que contém. O céu e a terra encontram-se sob sua presença imediata. Governa todos os seres humanos. O sol dá volta segundo sua vontade.Produz abundância e a distribui pela Terra. Todos adoram sua beleza. Doce é seu amor em nós" 


Um ótimo Yule para todos vocês.

28 comentários:

  1. Não vamos esperar até 2013! Cá estou fazendo uma visitinha e te desejando um Feliz Yule também!
    Grande beijo...
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheila.

      Um 2013 repleto de novidades boas para vc.

      Bjs

      Selma

      Excluir
  2. Pois então, é exatamente por isso que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, finados no dia 02 de novembro e assim vai...
    A riqueza "religiosa" é uma maravilha.
    Beijos

    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Regina

      Não sei se vc foi muito feliz no seu comentário.

      Espero que leia o texto novamente e volte a comentar

      Selma

      Excluir
  3. Guardião Marcos vim desejar um 2013 de muita PROSPERIDADE, SAÚDE,AMOR, PAZ e Muita LUZ, para você, sua esposa!!!

    As 3 Marias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezadas 3 marias

      muito grato por suas palavras de carinho e desejo a vocês, 3 vezes mais de prosperidade,saúde,amor,paz e principalmente de luz para que iluminem vocês nos seus estudos e que quando completarem estaremos todos juntos comemorando o sucesso das nossas queridas 3 marias.

      fiquem com a mãe e que assim seja.

      guardião marcos

      Excluir
  4. Gostei deste teu post , ora aí estão alguns factos que eu desconhecia a origem, do natal Já aprendi algo novo hoje e isso é óptimo

    Beijinhos

    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Adorei, e sempre estarei aqui para "pitacar" (dar pitacos) heheheh
    Bem, o que os cristão não fazem?
    Como vc belamente descreve, o Natal não é necessariamente uma festa cristã, e a sua origem está ligada ao paganismo.

    André

    ResponderExcluir
  6. muito bôa esta materia parabens

    ResponderExcluir
  7. Interessante! Desconhecia por completo a origem do Natal. Fico-lhe grata por mais essa informação.

    Denise

    ResponderExcluir
  8. desconhecia a verdadeira origem do natal... é muito bonita e com muito mais significado que o natal da coca-cola :)

    Também desconhecia este teu blog, é muito bom, gostei da leitura e da paz que senti.

    " um passo atrás não é sinal de fraqueza mas sim de sabedoria e coragem." Sun Tzo em A arte da Guerra.

    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Como é bom sentir que o Inverno já nos acena com a promessa do Verão!
    Como nos toca esta forma tão original de nos falar de Natal...

    Iara

    ResponderExcluir
  10. Olá Selma,

    Sempre que passo por aqui aprendo um pouco mais...

    Um feliz yule pra vc, virei visitá-la mais vezes com certeza...

    Abçs

    ResponderExcluir
  11. o teu Natal é verdadeiro, caloroso, sentido e partilhado...
    tal como todos os teus textos.
    Que 2013 te encontre feliz e serena, queridos Selma e Marcos.
    muitos abraços
    isabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara isabelle

      gratos pela forma carinhosa que se dirige a nós e desejamos que nos faça companhia sempre que possível.

      selma/marcos

      Excluir
  12. Ando em falta com você mesmo, sem tempo pra vir aqui e ler os posts com atenção. Mas menina, a vida anda corrida, estou correndo atrás para realizar o sonho da festa de 15 anos da filhota e tenho deixado muitas coisas para depois.
    Em 2013 começo o curso de Magia Mental, não posso mais protelar, me faz bem, me eleva, me ajuda.
    Volto depois com calma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. No hemisfério norte, 21 de Dezembro representa o solestício do inverno, quando se vive o dia mais curto do ano e quando, efetivamente começa o inverno que se prolongará até ao equinócio da primavera, a 21 de Março, dia em que o dia é igual à noite.
    Muito obrigada pela sua visita.
    Tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a vc por nos visitar.

      Volte outras vzs

      Selma/Marcos

      Excluir
  14. Um artigo muito completo, como sempre.
    Feliz Yule!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Quimera que felicidade ver vc aqui.

      Um Lindo e Feliz Yule para vc

      Selma

      Excluir
  15. Que lindo post, muita magia!!
    Adoro aprender aqui...

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.

      Estou esperando vc aqui em 2013.

      bjs

      Selma

      Excluir
  16. Oi amada, desejo que todos tenham um lindo e mágico natal.
    Estarei comemorando Litha, com todo os esplendor que o verão merece.
    Beijinhos de canela.
    Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e amiga Lua.

      Estou feliz por vc estar aqui.

      Para vc um Feliz Litha.

      bjs

      Selma

      Excluir
  17. Retribuindo....Feliz Yule

    Texto muito esclarecedor.
    Ótimo, Selma.

    A música me parece tão familiar...


    Cumprimentos Fraternos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...