domingo, 5 de agosto de 2012

Imbolc Um Sabbath – O Crescimento da Luz


(Imbolg, Oimelc, Candlemas, Treguenda Lupercalia)

HS: 01°/02 de Agosto HN: 01°/02 de Fevereiro

"Que ele venha das montanhas, vales, bosques e prados. Oh, Senhor de todos os animais, venha grande fecundador e ativador do universo. Deus que ilumina e traz vida, regente dos céus e das estrelas, Galhudo das florestas, Senhor de tudo que veio e do que há de vir. Venha iluminar o mundo. Que o caminho seja aberto e que a Primavera possa passar. Sem primavera não haverá o nascimento da luz, sem a luz não haverá fertilidade sobre a Terra. Bendito seja Tu, Senhor da fartura e da prosperidade"



Este é o festival que celebra o início da primavera, os primeiros sinais de vida agora começam a surgir. Também soletrado Imbolg, pronunciado im-olk , ou Oimelc em gaélico, é muitas vezes conhecido como o Dia de Brighid. Em galês, é Gŵyl Forwyn, pronunciado gwil vor-Wun , a festa da menina, ou Gwyn Feira, a festa de Maria, Brighid ter o papel equivalente ao de Maria, a Mãe Divina, em pré-cristã Grã-Bretanha. Ao contrário de Maria, a virgem perpétua, no entanto, Brighid evolui através dos ciclos da mulher e nesse rito, ela é sentida em sua triplicidade, como a mãe refletindo na inocência de seu filho, como bruxa na escuridão de sangue do útero e lavraram a terra. Candelária é o mesmo rito dentro da tradição cristã.Celebrado pelo calendário entre HS: 01°/02 de Agosto HN: 01°/02 de Fevereiro , para aqueles que passam pelas estações do ano o festival vem, quando os primeiros snowdrops estão florescendo, os primeiros cordeiros nascem, ou quando a energia da terra pode ser sentida verdadeiramente a primeira agitação.É um festival que celebra a mãe que deu à luz, a beleza mágica do Mabon e toda a vida nova.


Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid ou Brigith, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela.

Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.


O Fogo, primeiro dos Elementos a serem criados pela Divindade e que é utilizado em praticamente todas as correntes religiosas como forma de elo entre o que se almeja e o mundo Divino. Podemos encontra-lo desde um simples ato de acender um incenso até mesmo nos grandes caldeirões e tochas de ritos bem elaborados. Nas práticas de vidência e também nas velas acompanhadas de boas orações, onde a intenção é o que realmente faz a diferença pois a chama que aquece é a mesma que pode queimar e destruir. É o elemento da mudança, da vontade e da paixão, onde seu mais concreto sentido abriga todas as formas de se praticar magia, pois ela é um movimento de mudança. Interessante notarmos é a rapidez com que os resultados através deste Elemento é capaz de produzir devido a sua forma de manifestação e de sua composição atingindo todas as energias dos quadrantes mesmo em um só elemento. Os fracos não são para o Fogo que escolhe sabiamente os seus eleitos. Para os Xamãs o "Vovô Fogo" do Reino Elemental que cura e queima todo o passado, que destroi o velho para que o novo possa chegar.

Seu status na Magia é de Fogo Sagrado, a Chama da inspiração, arma e escudo de guerra, vinda das bençãos da Deusa Brigith, a Deusa da Inspiração. Brigidh ou Bride (pronuncia-se Bríd), era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador. As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.


Imbolc é o momento ideal de banirmos todos os remorsos e culpas (sentimentos associados ao Inverno) e planejarmos o futuro para o próximo ano. Esse é um dos Sabbats mais poderosos, pois traz uma mudança pessoal profunda e transformadora. É tempo de limpar, lavar e purificar e se preparar para o crescimento e a renovação.

Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança.

A Intuição é uma poderosa aliada de todas as pessoas, mas quase sempre por causa do nosso Ego não permitimos a manifestação em nosso redor que poderia ser de imensa vantagem, mas que simplesmente deixamos ocultar-se e perdemos oportunidades de ouro Se a sua intuição, força ou energia está meio fora de sintonia, nada melhor do que um tônico para que as coisas voltem a funcionar normalmente. A Runa "Cen" (Kano) da Aett de Feoh, faz menção as tochas que eram acesas no alto das montanhas nos dias de Solstícios e Equinócios.


Lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.

Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.

Então para todos vocês um Feliz Imbolc





Fonte de Imagem: Google Imagem

13 comentários:

  1. Queridos!!! Adorei o post, mas gostaria de saber se vcs poderiam ensinar algum ritual?

    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde tania

      agradecemos pelos elogios e por sua visita , e respondendo sua pergunta , não podemos ensinar rituais .

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  2. humildade. O Imbolc honrava essa atitude em relação às mulheres."?


    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde camila

      até os dias de hoje a religião antiga honra as atitudes das mulheres estando elas sempre em primeiro plano.

      obrigado por nos visitar
      selma/marcos

      Excluir
  3. Gosto dessas tradições antigas, quando os Homens viviam em contato com sua mãe Terra, respeitando-a e homenageando-a.

    Como faço para fazer parte da comunidade das bruxas

    Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde jessica

      as tradições antigas com relação a natureza ainda são respeitadas e isso deveria ser exemplo a todos.

      para ser uma seguidora da religião antiga você antes de tudo deve estudar muito.

      selma/marcos

      Excluir
  4. O Imbolc marca uma época em que todos podiam ( e podem !) reunir-se e agradecer juntos.

    Abençoadas são nossas águas minerais e todo o dom da cura que elas possuem !

    Argemiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde argemiro

      agradecidos por sua visita e participação.

      esperamos te lo sempre por aqui.

      selma/marcos

      Excluir
  5. O Imbolc dá as boas vindas ao amanhecer da Primavera, representado pelo nascimento das primeiras ovelhas e o desabrochar das anêmonas nos bosques.

    Maravilhoso o texto

    Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde anita

      agradecemos o elogio ao texto e por sua participação.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Temos que refletir sobre o que o fogo de Imbolc vem bos dizer, aproveitemos a oportunidade para renovar-se, e livre-se do que não usa mais, livre-se da âncoras e amarras.

    Este texto está perfeito.

    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde carlos eduardo

      gratos pelo elogio ao texto.

      selma/marcos

      Excluir
  7. Oi amada, linda postagem falando dessa comemoração tão linda que é o imbolc.
    Amiga me responderam da "Casa de Anita", sobre a Simone, ela está bem, e está dando um tempo da net, o motivo do sumiço do blog ela não disse. Vamos aguardar para ver se ela volta logo, logo para a rede.
    Tenha um abençoado dia, uma semana tranquila e cheia de realizações.
    Beijinhos de menta.
    Lua.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...